quarta-feira, novembro 02, 2005

A etimologia da palavra begueiro

Após um extensivo trabalho de pesquisa, muitas horas passadas em claro, como que desbaratando por caminhos nunca antes percorridos, em similitude com os nossos antepassados na busca incessante pelo Santo – Graal, consegui com uma pitadinha de imaginação encontrar a génese da palavra begueiro.

É do conhecimento geral que o vocábulo begueiro é um provincianismo Minhoto atribuído, originalmente, a um jumento de pequenas dimensões. Procurando por esta palavra no dicionário etimológico, o mais provável, leia-se, certo, é não se encontrar coisa alguma! Frustração? Não! Até pela simples razão que a resposta se encontra mesmo debaixo do meu inquietante olhar!

Curiosamente, não encontrando o termo begueiro, prontamente me deparei com o vocábulo Begue. Palavra bem amada entre os muçulmanos corresponde na nossa cultura ao título de «dom» ou «senhor», posposto ao nome próprio. No séc. XVI, nomeadamente, no Norte de Africa, a palavra Begue que se escrevia e pronunciava bai, tinha um significado ainda mais imponente, sinónimo de «príncipe» e «paxá». Posto isto, poder-me-ia remeter ao subterfúgio do facilitismo adoptando uma postura menos coerente com os meus elevados padrões éticos, e afirmar taxativamente que a origem da palavra begueiro estaria na adição do sufixo «-eiro», tão correntemente adoptado na língua portuguesa e do latim vulgar «-aríus». Isso seria o que um mentecapto, reitero, um atrasado mental faria! Mas não o que um Begueiro faria!

Em jeito de remate, o termo begueiro surge da junção dos vocábulos begue com Eiró, sendo que se deu a contracção dos ee e queda da acentuação aguda. O significado de Eiró é objectivo e inequívoco; animal. Esta revelação deixa-me estupefacto e um pouco confuso! Begueiro, sinónimo de ilustre ou importante animal! Precisamente o contrário do provincianismo Minhoto, animalzinho enfezadinho!

A resposta para este aparente paradoxo, em certa medida, recheado de facciosismo, é muito simples e pode ser justificada com os desviantes comportamentos sexuais dos «senhores» muçulmanos do séc. XVI, paxá é sinónimo de poligamia portanto posso com suficiente clareza de espírito, afirmar que originalmente, Begueiro era sinónimo de:

Animal poligâmico ou mesmo animal sexual!

Tenho dito, rendam-se às evidências! Poligamia é um modo de vida begueiro!
begueiro(s) a perder tempo